Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2007

Found me

"Estas atitudes neuróticas agudas, reactivas à estressores vivenciais, são relativamente circunscritas ou específicas à determinadas situações e geralmente são reversíveis. Comummente elas se relacionam de perto, no tempo e no conteúdo, à estados de estresse , como por exemplo, à perda de ente querido, outras perdas, migração ou separação. O termo de Ajustamento é muito sugestivo, tendo em vista o fato da Reacção Neurótica representar uma espécie de falência emocional diante de uma circunstância vivencial que exige uma atitude adaptativa. Não existem razões clínicas para diferenciar estas Reacções de Ajustamento das Reacções Vivenciais Anormais, estudadas mais atrás, uma vez que ambas dizem respeito às dificuldades de ajustamento a alguma vivência e que resultam em atitudes mal adaptadas. Vem daí a importância em compreender-se o conceito das Reacções Vivenciais para melhor entendimento das neuroses.

Nas Reacções Neuróticas Agudas figuram, em primeiro plano, as situações conflituosa actuais , relacionadas aos estados que se seguem a traumatismos psíquicos mais evidentes e recentes. Nestes casos, a baixa tolerância às frustrações e às vivências percebidas como desagradáveis determinam uma falência da capacidade de ajustamento à vida. Esta condição é suficiente para o surgimento de verdadeiras tempestades emocionais. Conforme comentários da CID-10 , a vulnerabilidade individual e a capacidade de adaptação de cada um desempenham um papel muito relevante na ocorrência e na gravidade destes rompantes emocionais. Portanto, embora a vivência traumática seja indispensável para a Reacção Neurótica Aguda, por si só não suficiente sem uma predisposição pessoal.

Existem três situações clínicas englobadas pelo quadro de Reacção a Estresse Grave e Transtorno de Ajustamento segundo a CID-10 :
Reação Aguda a Estresse F43.0 );
Transtorno de Estresse Pós-Traumático (F43.1); e
Transtornos de Ajustamento (F43.2).

 

Quanto ao TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO, a é mais tardia ou protraída a um evento ou situação estressante. Poderá ser de longa ou curta duração. Há, aqui, um certo embotamento emocional, afastamento social, sonhos freqüentes com a situação causadora, diminuição do interesse para com o ambiente, diminuição do prazer ou sua abolição total (anedonia) e evitação de situações recordativas do trauma. Com freqüência há também uma hiperexitação, hipervigilância e insônia, ansiedade e depressão. Como complicação podemos encontrar, nestes casos, um abuso excessivo de bebidas alcoólicas.
Para o diagnóstico do Transtorno de Estresse pós-Traumático há necessidade de que o quadro tenha surgido dentro de até 6 meses após um evento traumático de excepcional gravidade. O curso deste transtorno é flutuante, porém, seu prognóstico costuma ser favorável para a grande maioria dos casos."

In:http://www.psiqweb.med.br/neuroses2.html

 

M.M.

 

 

 

Sopro mágico:

suspirado por barbaletasguerreiras às 16:28
link do post | comentar | favorito
|

@Novembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
29
30


@Onde está?

 

@mmmiiiiiiiiiaaaaaauuuuuuuuuu

adopt your own virtual pet!

@Balelas

@ Esperando por....

@ OH Sefaxavor

@ fuck

@ (...)

@ bichos

@ O Estranho Acontece

@ ...

@ Fragilidade

@ Qual mala de cartão da L...

@ castigo divino

@Dores antigas...

@ Novembro 2007

@ Outubro 2007

@ Setembro 2007

@ Agosto 2007

@ Julho 2007

@ Junho 2007

@ Maio 2007

@ Abril 2007

@ Março 2007

@ Fevereiro 2007

@ Janeiro 2007

@ Dezembro 2006

@ Novembro 2006

@ Outubro 2006

@ Setembro 2006

@ Agosto 2006

@ Julho 2006

@ Junho 2006

@ Maio 2006

@Sopro mágico

@ eu

@ amor

@ gato

@ me

@ amizade

@ alma

@ guemil

@ hell

@ fim

@ tu

@ porque é que eu te odeio tanto

@ o ladrão de almas

@ palavras

@ m.m.

@ medo

@ mexicano bum bum

@ acreditar

@ fuck

@ gaticidio

@ gato vadio

@ todas as tags

@Essência

@ História do Tinoco

@ ATRIUM

@ Liberdade

@ Cativar

@ Gato

@ Got Glue?

@ Amor...

@ at last...

@ O porquê deste blog...

@ hoje é o primeiro dia do ...

@Companheiros de armas...

@quantos são?

eXTReMe Tracker

@Quem anda aí?

online
Online Casino
blogs SAPO

@subscrever feeds